3 Passos para descobrir o propósito de sua vida

Como descobrir meu propósito?

Um homem sem propósito é como um navio sem leme.

Thomas Carlyle

Como vocês devem ter lido em alguns textos anteriores ou visto em algum dos meus vídeos no meu canal do youtube eu não acredito nesta história romantizada que muitas vezes compramos sobre o propósito ou missão de vida, mas sim acredito na criação de consciência, na identificação das razões pelas quais escolhemos algo ou alguém. E agora, como descobrir meu propósito?

Uma vez que eu entenda do porquê eu escolhi a vida que tenho e que ela não foi obra do destino ou do acaso eu posso decidir caminhos diferentes e, portanto resultados, sensações e realizações diferentes.

Entender este princípio é básico ao gerar qualquer ideia ou exercício sobre propósito, pois, do contrário, estaria eu fomentando a execução de exercícios sem sentido e, pior, sem um fim. Descobrir o seu propósito só é valido se estivermos em movimento e poderá mudar ao longo da nossa existência.

Depois deste alinhamento agora podemos falar sobre propósito e de alguns passos essenciais para encontrar o seu.

Determinar qual é nosso propósito na vida pode ser uma das perguntas mais difíceis que nós, como humanos, devemos tentar responder.  Hoje estarei passando um processo passo a passo, explorando seus sentimentos e opções, e ao final, você deverá ter uma ferramenta bastante sólida que possa empregar imediatamente em sua vida, para ajudar a dar-lhe uma direção significativa.

Você pode associar este exercício com o que tenho no artigo onde uso o IKIGAI como ferramenta

Existem, dentre outras, três etapas no processo de descobrir o propósito de sua vida:

1.Compreender o princípio da escolha

2.Criar seu “princípio básico”.

3.Alinhar sua vida com este princípio básico


Entendendo o Princípio da Escolha

Norman Vincent Peale tem isto a dizer sobre o poder de escolha. “O maior poder que temos é o poder de escolha”.

Ainda que fomos educados de forma errônea a acreditamos em destino, em azar ou sorte, a escolha é um fato real. Eu, por exemplo, nasci em um lar com muita violência, repeti este padrão em alguns relacionamentos na minha vida e, até mesmo no início do meu casamento. Foi quando criei consciência que isto era um comportamento aprendido e que eu poderia escolher ter um comportamento diferente, eu mudei a minha vida e hoje vivo em paz. Não foi simples, não foi fácil, não foi de uma hora para outra, mas hoje eu consegui me libertar do padrão de violência na qual eu fui criada.

O mesmo vale para a pobreza e riqueza, somos mal-educados e acreditamos que termos mais dinheiro do que quando nascemos ou do que agora é algo quase impossível ou somente para quem tem muita sorte. Enquanto que, na verdade é algo que pode ser ensinável e que você pode aprender, pode ser que não seja fácil, mas se você estiver disposto a se reeducar e a dedicar tempo suficiente para colher os seus frutos eu tenho certeza que a sua situação pode ser mudada.

Se você tende a ter medo, você pode superar essa miséria escolhendo ter coragem. Toda a tendência e a qualidade de vida de qualquer pessoa é determinada pelas escolhas que são feitas.

A “escolha” é a atividade mais importante de sua mente, porque ao fazer uma escolha, você está proclamando seus desejos à sua mente subconsciente. Uma vez que a mente subconsciente conheça seus desejos, ela vai fazer qualquer coisa para manifestá-los em sua vida. As escolhas que você faz em sua vida se tornam seu objetivo. E, se você for sincero em persegui-los, não há razão para não os realizar.

Um mundo de possibilidades

A indecisão, por outro lado, não só cria frustração e ansiedade, mas também pode confundir a mente subconsciente sobre o que você quer. Mas é importante que as escolhas que você faz sejam feitas por você, de acordo com seus verdadeiros desejos, propósitos e aptidões. Muitos de nós deixam que outros façam escolhas por nós, ou façam nossas escolhas de acordo com o que pensamos ser “correto”, mesmo que isso signifique que vamos contra nossos desejos. O que é certo para outra pessoa pode não ser certo para você, e a maneira de saber isso é ouvir o que seu coração diz.

Portanto, para começar, esqueça os “mas…” e as impossibilidades e, por um momento apenas, esqueça as dificuldades. Imagine um mundo inteiro de possibilidades. Faça uma lista de coisas que lhe interessam. Coisas que você sempre gostou, que o fazem sentir-se melhor, que o inspiram a ir adiante, não importa os obstáculos que você enfrente. Você gosta de fazer algo criativo, ou algo artístico? Você gosta da natureza? Você gosta do mar? Você gosta de ajudar os outros? Você tem prazer de fazer a diferença na vida de outras pessoas?

Seja o que for que lhe interessa, escreva e responda a estas perguntas:

O que você gosta de fazer?

O que é que você ama nesta coisa e por quê?

Como você poderia fazer isso por dinheiro, e ganhar a vida com isso?


Criando Seu Princípio Subjacente

Ponto de intercessão

O próximo passo é examinar a lista que você acabou de fazer e descobrir se há algum tema recorrente. Talvez, a recorrência seja falar com pessoas, ajudar pessoas.

Pode ser que um princípio recorrente seja a liberdade, a busca do amor, a arte, o ensino, ou até mesmo o dinheiro (como assim, dá para ter na vida um propósito que esteja ligado ao dinheiro?? Lógico que dá, especialmente se você tiver um traço de caráter que goste mais de dinheiro que outros – para entender sobre isso, consulte sobre a análise corporal).

Seja o que for, tente identificar o tema central das coisas que você ama fazer, e tente colocá-lo em uma declaração curta e precisa. Esta será sua ‘Declaração de Missão’. Pode até ser uma citação de uma pessoa famosa, ou uma filosofia que tenha influenciado você. É claro que, à medida que você crescer, esta declaração poderá evoluir, às vezes poderá mudar, mas muitas vezes ela progride, ou seja, muda sem mudar a sua alma.

Agora, escreva sua “Declaração de Missão”. Se você tiver dificuldades com escrever uma sentença ou uma frase somente, você pode fazer uma nuvem de palavras, ou um brainstorming de ideias soltas no papel, mas que têm a ver com a sua missão.


Alinhando sua vida com seu princípio básico

O que você faz diariamente está alinhado com que você gosta?

Quais ajustes precisa fazer para entrar no eixo do que você pode fazer pelo mundo através de algo que você gosta?

Nem sempre eu tenho no meu trabalho, que me gera meu sustento, o meu propósito de vida. Às vezes leva tempo para eu alinhar o meu propósito com o meu ganha pão. Nem sempre será possível ou necessário, eu posso muito bem viver com um propósito e trabalhar em outro, afinal de contas você é um ser único e não dividido, e o seu trabalho, é somente uma parte da sua vida, não o todo.

O passo final nesta jornada é mapear seu caminho para seu propósito final e começar a implementar mudanças que ajudem a alinhar sua vida diária com seu propósito subjacente. Ao fazer estas pequenas mudanças em seu estilo de vida, você começará a viver este princípio a cada dia.

Pode levar alguns dias, não irei mentir, pode ser que sejam meses, ou até anos. Mas ao tornar-se consciente e intencional deste princípio básico de sua vida, você certamente começará a sentir a diferença em seu entusiasmo pela vida como um todo.

Se você perceber que ama estar em meio à natureza, planeje suas férias, deixe uma parte do seu dia para estar na natureza, passe seus finais de semana no campo ou tenha uma horta, mesmo que seja na sacada de seu apartamento. Talvez um passeio com seus filhos respirando ar puro possa ser suficiente para recuperar com sua energia.

Se você descobrir que gosta de ajudar os necessitados, comece a procurar oportunidades de voluntariado em sua comunidade, sem que haja a necessidade de mudar de carreira. Por outro lado, você pode até querer mudar de emprego ou começar um novo negócio que esteja mais de acordo com sua missão uma vez que já tenha entendido que você realmente gosta.


Então, aí está! Seguindo os passos descritos acima, você estará a caminho de encontrar e viver seu propósito, volto a repetir que se encontrar na vida é um processo, uma porta de entrada, mas nunca o ponto final da vida. Pode ser que você precise se reencontrar uma e outra vez ainda nesta existência, mas isso fica bem mais fácil depois da primeira vez.  E, ao passar por este processo, basta lembrar: “Você foi colocado nesta terra para alcançar seu maior eu, para viver seu propósito e para fazê-lo corajosamente”.

Beijo e bora viver!

Blog

Fiz o que deu !

Fiz o que deu! Esta é a maior verdade da vida e, quando você verdadeiramente sentir ela no seu coração, verá quão libertadora esta verdade pode ser. A maioria das minhas clientes têm mais de 40 anos, todas elas estão precisando, de alguma forma se reinventar, se relançar, ou aumentar

Leia Mais »

A segunda oportunidade de carreira

Encontrando a sua missão de vida após os 40 anos- A segunda oportunidade de carreira Por mais de vinte anos, o foco principal de Maria, (nossa personagem pseudo-fictícia) foi trabalhar para subir a escada corporativa no departamento de Recursos Humanos de uma grande empresa multinacional. Dia após dia ela trabalhou

Leia Mais »

3 Passos para descobrir o propósito de sua vida

Como descobrir meu propósito? Um homem sem propósito é como um navio sem leme. Thomas Carlyle Como vocês devem ter lido em alguns textos anteriores ou visto em algum dos meus vídeos no meu canal do youtube eu não acredito nesta história romantizada que muitas vezes compramos sobre o propósito

Leia Mais »

Blog

Fiz o que deu !

Fiz o que deu! Esta é a maior verdade da vida e, quando você verdadeiramente sentir ela no seu coração, verá quão libertadora esta verdade pode ser. A maioria das minhas clientes têm mais de 40 anos, todas elas estão precisando, de alguma forma se reinventar, se relançar, ou aumentar

Leia Mais »

A segunda oportunidade de carreira

Encontrando a sua missão de vida após os 40 anos- A segunda oportunidade de carreira Por mais de vinte anos, o foco principal de Maria, (nossa personagem pseudo-fictícia) foi trabalhar para subir a escada corporativa no departamento de Recursos Humanos de uma grande empresa multinacional. Dia após dia ela trabalhou

Leia Mais »

3 Passos para descobrir o propósito de sua vida

Como descobrir meu propósito? Um homem sem propósito é como um navio sem leme. Thomas Carlyle Como vocês devem ter lido em alguns textos anteriores ou visto em algum dos meus vídeos no meu canal do youtube eu não acredito nesta história romantizada que muitas vezes compramos sobre o propósito

Leia Mais »

Propósito, como encontrar de forma prática

“Quando você dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho.” Wayne Dyer Tweet Propósito, como encontrar de forma prática. Esta é o objetivo existencial de muitas pessoas, se você pensa ser uma delas aqui terá uma resposta eficiente. Leia até o final. Normalmente

Leia Mais »

Uma jornada para a cura

Pessoas inspirando pessoas.  Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães. Ditado Judaico Silvia e Junior. Quando passamos por momentos difíceis e o futuro parece incerto, o medo e a angústia tomam conta da nós e fica difícil enxergar um caminho. Como o meu

Leia Mais »

Desconhece, na sua vida, o significado de sucesso absoluto. Para você, sucesso é algo que apenas poucas pessoas conseguem quando têm sorte e não uma habilidade que se pode aprender e praticar.

Contato

Diante às diversas transformações que tive na minha vida, necessitei de tutores que me mostrassem o caminho e fizessem com que minha transformação não ficasse à deriva e sim, fosse guiada com êxito para ser a pessoa de sucesso que sou hoje.

Todos os direitos reservados a Dani Milani - Career Mentoring