Hoje trago algumas técnicas que uso para controlar o medo que muitas vezes me paralisa. Leia até o final que trago 9 maneiras de combater o medo de forma simples e que, se feitas com constância, irão te ajudar a ter uma vida com menos episódios de medo.
Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.
Mark Twain
A pesquisa que me surpreendeu
Outro diz fiz um vídeo nos meus stories sobre o medo e fiquei admirada com a quantidade de gente que interagiu com ele e, sobretudo, me surpreendeu a resposta da enquete que fiz na qual eu perguntava às pessoas se elas enfrentavam bem o medo ou se elas se escondiam até a bomba estourar (a famosa síndrome do avestruz, aquela que esconde a cabeça embaixo da terra e finge que nada acontece).
Espantosos 64 por cento das pessoas me disseram que não conseguem enfrentar com facilidade o medo. Eu entendo a dificuldade destas pessoas pois faço parte destes 64 por cento. O mais engraçado é que eu nunca fui medrosa até quando fiz 41 anos. Depois da minha cirurgia de retina, que creio que me senti desamparada e sozinha, o medo começou a fazer parte de mim.
Medo de fazer exames e, sobretudo de abrir os resultados, medo de ir ao dentista, medo de procedimentos simples, medo de morrer e não ver os meus filhos crescerem, medo de avião, medo até, pasmem, de autoexame das mamas!! Medo de fracassar novamente , medo de não dar certo o meu próximo passo profissional, medo, medo, medo. Estas são uma pequena lista dos meus medos, alguns paralisantes e chegando à borda do pânico e totalmente irracionais, especialmente vindos de mim, uma ex-profissional da saúde.
O medo chega para todos
O medo chega ao melhor de nós, seja medo do fracasso, medo do sucesso ou mesmo medo do medo. Todos nós experimentamos o medo em algum momento de nossas vidas e ele pode ser um verdadeiro tropeço que nos impede de ter verdadeiro sucesso.
O medo não pode nos deter para sempre, o grande lance é identificar quais são os medos e aprender a controlá-los, não acredito que algum dia ficarei uma pessoa livre de medos, até porque entendo que o medo é uma emoção básica e necessária para a nossa sobrevivência, mas acredito ser perfeitamente possível aprender a conviver com ele e, sobretudo, evitar que ele te domine.
Há várias maneiras de superar o medo, aqui estão minhas 9 maneiras de combater o medo que uso diariamente para domar a mim mesma. Espero que algumas destas dicas sejam úteis e ajude a você fazer um melhor gerenciamento desta emoção.
1. SEPARAR A REALIDADE DA PERCEPÇÃO
Pergunte-se o que realmente está acontecendo, localize os fatos e veja se eles são realmente condizentes com o que você está sentindo.
2. IDENTIFIQUE O GATILHO
Descubra qual ou quais são as situações que desencadeiam este medo, nem sempre o medo vem de onde pensamos vir. Por exemplo, eu achava que tinha medo de morrer, mas ao analisar mais profundamente entendi que não tenho na verdade medo de morrer, tenho sim medo de morrer E deixar os meus filhos pequenos sem mãe. Portanto, o gatilho não seria a morte, mas sim o deixar os meninos sem mãe. Aprender a identificá-los ajudará você a aprender a combatê-los.
3. SAIBA ONDE O MEDO VIVE EM SEU CORPO
Muitas vezes, o medo se apodera da gente fisicamente. Afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. Identifique como ele afeta seu corpo físico e faça o trabalho para cuidar de seu corpo. Por exemplo, se você segura o estresse nas costas, você pode praticar alongamentos, fortalecimento, etc. Se seu estômago dói veja se existe algum alimento que possa aliviar a acidez e por aí vai. Isso é muito importante afinal, somos seres integrais, mente, corpo e espírito.
4. PRATIQUE A GRATIDÃO
Todos os dias, liste de 1 a 3 coisas pelas quais você está agradecido. Não importa quão grande ou pequena seja, a gratidão ajuda a mudar a mente para uma luz positiva, o que, com o passar do tempo, supera o medo.
5. CONVERSE COM VOCE MESMO
Faça sempre a pergunta: o que de pior pode acontecer? Geralmente é nesta resposta que reside o seu medo, daí pergunte-se novamente, qual seria a solução ou quais seriam os possíveis cenários para este medo? Responda e veja que na maioria das vezes você verá que o uso racional de perguntas poderosas faz com que consigamos baixar de forma bastante intensa a adrenalina gerada pelo medo
6. NÃO NEGOCIE COM VOCÊ MESMO
Ter bem claro o que você precisa na sua vida, seja cuidar da sua saúde, das suas finanças, do seu casamento ou qualquer coisa que seja necessário e aprender que, caso você queira resultado nestas áreas, certas concessões não podem ser feitas. Não pode existir margem de negociação com você mesmo.
Ou seja, se eu quero ter uma saúde boa, isso inclui por exemplo, dentre outras coisas, fazer exames, ir a médicos dentista etc. Também SEI que se eu fizer exames e encontrar algo estranho a chance de cura é muito maior se encontrado o problema no início, portanto ao SABER CONSCIENTEMENTE disso, sei também que não posso me permitir não fazer isso, não há a mínima chance de conscientemente poder negociar algo assim. Portanto não negocie. O mesmo vale para as suas finanças, a viagem de avião e etc.
7. OLHE PARA O COPO MEIO CHEIO
Eu sempre fiquei muito relutante com os otimistas incondicionais, muitas vezes me irritavam profundamente, mas aprendi que a percepção é uma coisa muito poderosa, e o que você sente sobre sua situação dita como você responde.
Portanto, pense positivamente e você terá muito mais chances de sucesso. O que pensamos constantemente se tornará ações e as nossas ações ditarão nosso resultado.
Isto não vai acontecer da noite para o dia; pratique com apenas um pensamento. Qual é um pensamento negativo/temoroso recorrente que você tem? Trabalhe para reverter este único pensamento. Fazer isso pelo tempo suficiente, se tornará um hábito.
8. PRATIQUE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
A respiração ajuda a centralizar seu corpo; quando você para de respirar, seu coração para de bater. Você pode fazer um exercício de centrado o de reconectar-se com o agora, ou até mesmo apenas respirar 5 respirações profundas e longas em qualquer ponto para se acalmar e se centrar. É melhor começar seu dia com isto, mas sinta-se livre para praticar durante todo o dia.
9. CRIE UM ESPAÇO SEGURO
Quando você se sente seguro e protegido, não há espaço para o medo. Encontre um lugar seguro para onde você possa se refugiar quando o mal-estar começa, em caso de que você se sinta realmente aterrorizado – se este é um lugar real, como seu quarto, ou um lugar em sua mente, como a praia, tanto faz. O importante é que você se sinta seguro neste local. Esta sensação de conforto o acalmará e permitirá que você enfrente seu medo.
Tenha em mente que estas são apenas 9 estratégias, nem tudo funciona para todos. Mas este é um lugar para começar. Você pode criar a sua própria técnica de enfrentamento do medo. Mas o importante é começar a implementar estas técnicas em sua vida e não deixar que o medo o impeça de alcançar seus objetivos e seu maior potencial este ano!
Beijo e espero ter ajudado!