Categorias
Uncategorized

Propósito, como encontrar de forma prática

"Quando você dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho."

Propósito, como encontrar de forma prática.

Esta é o objetivo existencial de muitas pessoas, se você pensa ser uma delas aqui terá uma resposta eficiente. Leia até o final.

O propósito da nossa vida é ser feliz

Normalmente este objetivo não é verbalizado com tanta clareza nas minhas sessões, mas as perguntas que levam à esta frase são bombardeadas constantemente pelos meus alunos.

Veja se você já se viu em algumas destas sentenças: meu trabalho não tem sentido, não me sinto feliz no meu trabalho, ir para meu trabalho é uma tortura, só sou feliz aos sábados, parece que vivo feito um zumbi, não vejo a hora de me aposentar, meu sonho é parar de trabalhar, só sou feliz nas férias e por aí vai.

Estas são as frases que mais escuto nas minhas sessões e, sem dúvida nenhuma, acredito que em algum momento de sua vida você pode ter pensado em alguma delas ou as declara de forma inconsciente nos seus posts de instagram, nas suas conversas informais e nos seus desejos mais profundos.

Não há nada de mal em não querer mais trabalhar, gostar das suas férias, amar os sábados. O problema está justamente quando somente somos felizes ou nos sentimos realizados nestas situações, ou quando a combinação de todas estas frases se torna o nosso objetivo de vida.  Imaginem, passamos, ao menos, 8 horas por dia trabalhando! Estar infeliz e miserável neste tempo é praticamente um suicídio.

A definição de propósito no Google é a seguinte: 

 

propósito
  1. 1.
    intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.
    “tenho o firme p. de viajar”
     
  2. 2.
    aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.
    “ter bons p. na vida”

Ou seja: propósito é objetivo, sentido, meta, alvo, anseio, trabalhar em algo que traga movimento constante na sua vida, paixão, desejo. As pessoas que trabalham com um propósito são mais felizes, resilientes, melhores remuneradas e com maior senso pertencer que as pessoas que ainda não encontraram seu lugar neste seleto mundo de pessoas que trabalham para um bem maior.

Como assim, trabalhar para um bem maior? Trabalhar com propósito é algo que transcende o porquê você trabalha, se une ao para que você trabalha e faz intersecção com as suas habilidades pessoais mais desenvolvidas, ou seja, no que você é bom e com o que você ama.

E agora? Conseguirei me encontrar?

Existem diversos cursos no mercado de como encontrar o seu propósito, diversos exercícios para levar você a um patamar de encontro e auto realização, mas todos estes cursos, todas estas ferramentas irão levar você ao caminho do autoconhecimento. Sem autoconhecimento, sinto lhe informar, você não encontrará o seu propósito. 

Portanto, não há fórmula mágica, existe sim tempo, trabalho, reflexão e aprender a se olhar muito profundamente para encontrar o seu lugar neste grupo. É por isso que o seu propósito é único, pessoal e intransferível. Não existem duas pessoas no mundo com o mesmo nível de habilidade, com os exatos mesmos interesses e com ideias iguais. 

Por isso pare de comprar enlatados e olhe para si e se avalie. Não é um processo fácil muitas vezes, mas aqui irei te ajudar. 

Meses atrás conheci um conceito que vai muito de encontro com os exercícios que passarei mais adiante e, tendo aplicado eles com minhas alunas, vejo resultados excelentes, então resolvi compartilhar ele com vocês e logo abaixo as perguntas poderosas que te ajudarão a chegar ao cerne de seu propósito. 

Embora não tenha tradução direta para o português ou inglês IKIGAI é uma combinação das palavras japonesas ” ikiru”, que significa “viver” e “kai “, que significa ” a realização do que se espera “. Ou seja: viver a realização do que se espera. 

Ikigai - descubra o seu propósito

Estes são os 4 círculos em que sua intersecção estará, muito provavelmente o seu propósito. Irei ajudar você com perguntas poderosas para que tenha clareza em cada um dos quadrantes.

  1. O que você ama: 
  • Que faço durante horas que perco noção do tempo 
  • O que eu faço que me faz esquecer de comer e tomar banho 
  • Quando você está no seu melhor, o que está fazendo?
  • O que mais gosta de fazer?
  • O que você detesta fazer?
  • O que faria mesmo sem ganhar nada?
  1. Em que você é bom:
  • Qual atividade você realiza rotineiramente e sempre recebe elogios;
  • Qual atividade faço que é especial;  
  • Qual a qualidade sua você poderia doar ao mundo 
  • O que vem fácil para você?
  • O que vinha fácil para você quando você era jovem?
  • Em qual área você já recebeu prêmios?
  • Quais são as áreas que os outros dizem a você: “gostaria de fazer isto tão bem quanto você.
  1. Pelo que você pode ser pago:
  • Em um mundo ideal, onde dinheiro e tempo não fossem empecilhos, o que pagariam para você fazer?
  • Que você já fez ou faz para ter renda extra?
  • Que seus amigos pedem para você fazer como um favor sempre? 
  1. O que o mundo precisa:
  • Como mudarei o mundo?
  • Como poderia mudar a vida de uma pessoa? Somente uma, não importa quem seja.
  • Qual o fato que mudou a sua vida que você sente necessidade de compartilhar com o mundo? 

Estes são apenas exemplos de perguntas, elas podem ser mais extensas, mais profundas ou mais complexas, a combinação você faz, e não necessita utilizá-las se já existe clareza. A ideia com este exercício é que teu propósito deixe de ser algo abstrato e passe a ser algo mais palpável de contornos mais visíveis e você perceba que todos nós, por mais perdidos que estejamos, podemos encontrar o nosso porquê divino aqui na Terra!

 

Beijo e bom exercício