Categorias
Uncategorized

9 Maneiras de combater o medo

9 Maneiras de combater o medo

Hoje trago algumas técnicas que uso para controlar o medo que muitas vezes me paralisa. Leia até o final que trago 9 maneiras de combater o medo de forma simples e que, se feitas com constância, irão te ajudar a ter uma vida com menos episódios de medo.

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.

Mark Twain

A pesquisa que me surpreendeu

Outro diz fiz um vídeo nos meus stories sobre o medo e fiquei admirada com a quantidade de gente que interagiu com ele e, sobretudo, me surpreendeu a resposta da enquete que fiz na qual eu perguntava às pessoas se elas enfrentavam bem o medo ou se elas se escondiam até a bomba estourar (a famosa síndrome do avestruz, aquela que esconde a cabeça embaixo da terra e finge que nada acontece).

Espantosos 64 por cento das pessoas me disseram que não conseguem enfrentar com facilidade o medo. Eu entendo a dificuldade destas pessoas pois faço parte destes 64 por cento. O mais engraçado é que eu nunca fui medrosa até quando fiz 41 anos. Depois da minha cirurgia de retina, que creio que me senti desamparada e sozinha, o medo começou a fazer parte de mim.

Medo de fazer exames e, sobretudo de abrir os resultados, medo de ir ao dentista, medo de procedimentos simples, medo de morrer e não ver os meus filhos crescerem, medo de avião, medo até, pasmem, de autoexame das mamas!! Medo de fracassar novamente , medo de não dar certo o meu próximo passo profissional, medo, medo, medo. Estas são uma pequena lista dos meus medos, alguns paralisantes e chegando à borda do pânico e totalmente irracionais, especialmente vindos de mim, uma ex-profissional da saúde.


O medo chega para todos

O medo chega ao melhor de nós, seja medo do fracasso, medo do sucesso ou mesmo medo do medo. Todos nós experimentamos o medo em algum momento de nossas vidas e ele pode ser um verdadeiro tropeço que nos impede de ter verdadeiro sucesso.

O medo não pode nos deter para sempre, o grande lance é identificar quais são os medos e aprender a controlá-los, não acredito que algum dia ficarei uma pessoa livre de medos, até porque entendo que o medo é uma emoção básica e necessária para a nossa sobrevivência, mas acredito ser perfeitamente possível aprender a conviver com ele e, sobretudo, evitar que ele te domine.

Há várias maneiras de superar o medo, aqui estão minhas 9 maneiras de combater o medo que uso diariamente para domar a mim mesma. Espero que algumas destas dicas sejam úteis e ajude a você fazer um melhor gerenciamento desta emoção.

1. SEPARAR A REALIDADE DA PERCEPÇÃO

Pergunte-se o que realmente está acontecendo, localize os fatos e veja se eles são realmente condizentes com o que você está sentindo.

2. IDENTIFIQUE O GATILHO

Descubra qual ou quais são as situações que desencadeiam este medo, nem sempre o medo vem de onde pensamos vir. Por exemplo, eu achava que tinha medo de morrer, mas ao analisar mais profundamente entendi que não tenho na verdade medo de morrer, tenho sim medo de morrer E deixar os meus filhos pequenos sem mãe. Portanto, o gatilho não seria a morte, mas sim o deixar os meninos sem mãe. Aprender a identificá-los ajudará você a aprender a combatê-los.

3. SAIBA ONDE O MEDO VIVE EM SEU CORPO

Muitas vezes, o medo se apodera da gente fisicamente. Afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. Identifique como ele afeta seu corpo físico e faça o trabalho para cuidar de seu corpo. Por exemplo, se você segura o estresse nas costas, você pode praticar alongamentos, fortalecimento, etc. Se seu estômago dói veja se existe algum alimento que possa aliviar a acidez e por aí vai. Isso é muito importante afinal, somos seres integrais, mente, corpo e espírito.

4. PRATIQUE A GRATIDÃO

Todos os dias, liste de 1 a 3 coisas pelas quais você está agradecido. Não importa quão grande ou pequena seja, a gratidão ajuda a mudar a mente para uma luz positiva, o que, com o passar do tempo, supera o medo.

5. CONVERSE COM VOCE MESMO

Faça sempre a pergunta: o que de pior pode acontecer? Geralmente é nesta resposta que reside o seu medo, daí pergunte-se novamente, qual seria a solução ou quais seriam os possíveis cenários para este medo? Responda e veja que na maioria das vezes você verá que o uso racional de perguntas poderosas faz com que consigamos baixar de forma bastante intensa a adrenalina gerada pelo medo

6. NÃO NEGOCIE COM VOCÊ MESMO

Ter bem claro o que você precisa na sua vida, seja cuidar da sua saúde, das suas finanças, do seu casamento ou qualquer coisa que seja necessário e aprender que, caso você queira resultado nestas áreas, certas concessões não podem ser feitas. Não pode existir margem de negociação com você mesmo.

Ou seja, se eu quero ter uma saúde boa, isso inclui por exemplo,  dentre outras coisas, fazer exames, ir a médicos dentista etc. Também SEI que se eu fizer exames e encontrar algo estranho a chance de cura é muito maior se encontrado o problema no início, portanto ao SABER CONSCIENTEMENTE disso, sei também que não posso me permitir não fazer isso, não há a mínima chance de conscientemente poder negociar algo assim. Portanto não negocie. O mesmo vale para as suas finanças, a viagem de avião e etc.

7. OLHE PARA O COPO MEIO CHEIO

Eu sempre fiquei muito relutante com os otimistas incondicionais, muitas vezes me irritavam profundamente, mas aprendi que a percepção é uma coisa muito poderosa, e o que você sente sobre sua situação dita como você responde.

Portanto, pense positivamente e você terá muito mais chances de sucesso. O que pensamos constantemente se tornará ações e as nossas ações ditarão nosso resultado.

Isto não vai acontecer da noite para o dia; pratique com apenas um pensamento. Qual é um pensamento negativo/temoroso recorrente que você tem? Trabalhe para reverter este único pensamento. Fazer isso pelo tempo suficiente, se tornará um hábito.

8. PRATIQUE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

A respiração ajuda a centralizar seu corpo; quando você para de respirar, seu coração para de bater. Você pode fazer um exercício de centrado o de reconectar-se com o agora, ou até mesmo apenas respirar 5 respirações profundas e longas em qualquer ponto para se acalmar e se centrar. É melhor começar seu dia com isto, mas sinta-se livre para praticar durante todo o dia.

9. CRIE UM ESPAÇO SEGURO

Quando você se sente seguro e protegido, não há espaço para o medo. Encontre um lugar seguro para onde você possa se refugiar quando o mal-estar começa, em caso de que você se sinta realmente aterrorizado – se este é um lugar real, como seu quarto, ou um lugar em sua mente, como a praia, tanto faz. O importante é que você se sinta seguro neste local. Esta sensação de conforto o acalmará e permitirá que você enfrente seu medo.

Tenha em mente que estas são apenas 9 estratégias, nem tudo funciona para todos. Mas este é um lugar para começar. Você pode criar a sua própria técnica de enfrentamento do medo. Mas o importante é começar a implementar estas técnicas em sua vida e não deixar que o medo o impeça de alcançar seus objetivos e seu maior potencial este ano!

Beijo e espero ter ajudado!

Categorias
Uncategorized

3 Passos para descobrir o propósito de sua vida

Como descobrir meu propósito?

Um homem sem propósito é como um navio sem leme.

Thomas Carlyle

Como vocês devem ter lido em alguns textos anteriores ou visto em algum dos meus vídeos no meu canal do youtube eu não acredito nesta história romantizada que muitas vezes compramos sobre o propósito ou missão de vida, mas sim acredito na criação de consciência, na identificação das razões pelas quais escolhemos algo ou alguém. E agora, como descobrir meu propósito?

Uma vez que eu entenda do porquê eu escolhi a vida que tenho e que ela não foi obra do destino ou do acaso eu posso decidir caminhos diferentes e, portanto resultados, sensações e realizações diferentes.

Entender este princípio é básico ao gerar qualquer ideia ou exercício sobre propósito, pois, do contrário, estaria eu fomentando a execução de exercícios sem sentido e, pior, sem um fim. Descobrir o seu propósito só é valido se estivermos em movimento e poderá mudar ao longo da nossa existência.

Depois deste alinhamento agora podemos falar sobre propósito e de alguns passos essenciais para encontrar o seu.

Determinar qual é nosso propósito na vida pode ser uma das perguntas mais difíceis que nós, como humanos, devemos tentar responder.  Hoje estarei passando um processo passo a passo, explorando seus sentimentos e opções, e ao final, você deverá ter uma ferramenta bastante sólida que possa empregar imediatamente em sua vida, para ajudar a dar-lhe uma direção significativa.

Você pode associar este exercício com o que tenho no artigo onde uso o IKIGAI como ferramenta

Existem, dentre outras, três etapas no processo de descobrir o propósito de sua vida:

1.Compreender o princípio da escolha

2.Criar seu “princípio básico”.

3.Alinhar sua vida com este princípio básico


Entendendo o Princípio da Escolha

Norman Vincent Peale tem isto a dizer sobre o poder de escolha. “O maior poder que temos é o poder de escolha”.

Ainda que fomos educados de forma errônea a acreditamos em destino, em azar ou sorte, a escolha é um fato real. Eu, por exemplo, nasci em um lar com muita violência, repeti este padrão em alguns relacionamentos na minha vida e, até mesmo no início do meu casamento. Foi quando criei consciência que isto era um comportamento aprendido e que eu poderia escolher ter um comportamento diferente, eu mudei a minha vida e hoje vivo em paz. Não foi simples, não foi fácil, não foi de uma hora para outra, mas hoje eu consegui me libertar do padrão de violência na qual eu fui criada.

O mesmo vale para a pobreza e riqueza, somos mal-educados e acreditamos que termos mais dinheiro do que quando nascemos ou do que agora é algo quase impossível ou somente para quem tem muita sorte. Enquanto que, na verdade é algo que pode ser ensinável e que você pode aprender, pode ser que não seja fácil, mas se você estiver disposto a se reeducar e a dedicar tempo suficiente para colher os seus frutos eu tenho certeza que a sua situação pode ser mudada.

Se você tende a ter medo, você pode superar essa miséria escolhendo ter coragem. Toda a tendência e a qualidade de vida de qualquer pessoa é determinada pelas escolhas que são feitas.

A “escolha” é a atividade mais importante de sua mente, porque ao fazer uma escolha, você está proclamando seus desejos à sua mente subconsciente. Uma vez que a mente subconsciente conheça seus desejos, ela vai fazer qualquer coisa para manifestá-los em sua vida. As escolhas que você faz em sua vida se tornam seu objetivo. E, se você for sincero em persegui-los, não há razão para não os realizar.

Um mundo de possibilidades

A indecisão, por outro lado, não só cria frustração e ansiedade, mas também pode confundir a mente subconsciente sobre o que você quer. Mas é importante que as escolhas que você faz sejam feitas por você, de acordo com seus verdadeiros desejos, propósitos e aptidões. Muitos de nós deixam que outros façam escolhas por nós, ou façam nossas escolhas de acordo com o que pensamos ser “correto”, mesmo que isso signifique que vamos contra nossos desejos. O que é certo para outra pessoa pode não ser certo para você, e a maneira de saber isso é ouvir o que seu coração diz.

Portanto, para começar, esqueça os “mas…” e as impossibilidades e, por um momento apenas, esqueça as dificuldades. Imagine um mundo inteiro de possibilidades. Faça uma lista de coisas que lhe interessam. Coisas que você sempre gostou, que o fazem sentir-se melhor, que o inspiram a ir adiante, não importa os obstáculos que você enfrente. Você gosta de fazer algo criativo, ou algo artístico? Você gosta da natureza? Você gosta do mar? Você gosta de ajudar os outros? Você tem prazer de fazer a diferença na vida de outras pessoas?

Seja o que for que lhe interessa, escreva e responda a estas perguntas:

O que você gosta de fazer?

O que é que você ama nesta coisa e por quê?

Como você poderia fazer isso por dinheiro, e ganhar a vida com isso?


Criando Seu Princípio Subjacente

Ponto de intercessão

O próximo passo é examinar a lista que você acabou de fazer e descobrir se há algum tema recorrente. Talvez, a recorrência seja falar com pessoas, ajudar pessoas.

Pode ser que um princípio recorrente seja a liberdade, a busca do amor, a arte, o ensino, ou até mesmo o dinheiro (como assim, dá para ter na vida um propósito que esteja ligado ao dinheiro?? Lógico que dá, especialmente se você tiver um traço de caráter que goste mais de dinheiro que outros – para entender sobre isso, consulte sobre a análise corporal).

Seja o que for, tente identificar o tema central das coisas que você ama fazer, e tente colocá-lo em uma declaração curta e precisa. Esta será sua ‘Declaração de Missão’. Pode até ser uma citação de uma pessoa famosa, ou uma filosofia que tenha influenciado você. É claro que, à medida que você crescer, esta declaração poderá evoluir, às vezes poderá mudar, mas muitas vezes ela progride, ou seja, muda sem mudar a sua alma.

Agora, escreva sua “Declaração de Missão”. Se você tiver dificuldades com escrever uma sentença ou uma frase somente, você pode fazer uma nuvem de palavras, ou um brainstorming de ideias soltas no papel, mas que têm a ver com a sua missão.


Alinhando sua vida com seu princípio básico

O que você faz diariamente está alinhado com que você gosta?

Quais ajustes precisa fazer para entrar no eixo do que você pode fazer pelo mundo através de algo que você gosta?

Nem sempre eu tenho no meu trabalho, que me gera meu sustento, o meu propósito de vida. Às vezes leva tempo para eu alinhar o meu propósito com o meu ganha pão. Nem sempre será possível ou necessário, eu posso muito bem viver com um propósito e trabalhar em outro, afinal de contas você é um ser único e não dividido, e o seu trabalho, é somente uma parte da sua vida, não o todo.

O passo final nesta jornada é mapear seu caminho para seu propósito final e começar a implementar mudanças que ajudem a alinhar sua vida diária com seu propósito subjacente. Ao fazer estas pequenas mudanças em seu estilo de vida, você começará a viver este princípio a cada dia.

Pode levar alguns dias, não irei mentir, pode ser que sejam meses, ou até anos. Mas ao tornar-se consciente e intencional deste princípio básico de sua vida, você certamente começará a sentir a diferença em seu entusiasmo pela vida como um todo.

Se você perceber que ama estar em meio à natureza, planeje suas férias, deixe uma parte do seu dia para estar na natureza, passe seus finais de semana no campo ou tenha uma horta, mesmo que seja na sacada de seu apartamento. Talvez um passeio com seus filhos respirando ar puro possa ser suficiente para recuperar com sua energia.

Se você descobrir que gosta de ajudar os necessitados, comece a procurar oportunidades de voluntariado em sua comunidade, sem que haja a necessidade de mudar de carreira. Por outro lado, você pode até querer mudar de emprego ou começar um novo negócio que esteja mais de acordo com sua missão uma vez que já tenha entendido que você realmente gosta.


Então, aí está! Seguindo os passos descritos acima, você estará a caminho de encontrar e viver seu propósito, volto a repetir que se encontrar na vida é um processo, uma porta de entrada, mas nunca o ponto final da vida. Pode ser que você precise se reencontrar uma e outra vez ainda nesta existência, mas isso fica bem mais fácil depois da primeira vez.  E, ao passar por este processo, basta lembrar: “Você foi colocado nesta terra para alcançar seu maior eu, para viver seu propósito e para fazê-lo corajosamente”.

Beijo e bora viver!